domingo, julho 10, 2005

:::B:u:d:a:::

A aceitação é muito importante na vida. Entretanto, nas línguas do Ocidente, a palavra “aceitação” tem uma conotação de atitude derrotista: “Bem, já que não posso evitar isso, só me resta aceitar”. “Bem, existe coisa melhor que isso, mas já que isso me aconteceu, nada posso fazer. Só tenho mesmo é que aceitar”. A verdadeira atitude não é esta atitude de derrota. A aceitação significa compreender a verdade, aceitar o fato.
Aceitar a verdade significa uma verdadeira compreensão da vida – não o sentimento de vítima, não o sentimento de sacrifício ou derrota, mas a compreensão dos fatos reais da vida. A partir daí, nossa verdadeira vida começa. Sem aceitar as coisas como elas são, sem conhecer a verdade – o que é isto, o que sou eu – a verdadeira vida não terá início. A aceitação da verdadeira vida como eu sou, como você é, ou as condições em que você se encontra, a verdadeira percepção do fato, isso é aceitação.
Em vez de tornar-se uma vítima das condições ou de qualquer outra coisa, você se torna o senhor da situação. Isso é aceitação. A aceitação tem um sentido muito positivo, ativo e dinâmico.

Sem comentários: